quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

endomarketing :: de dentro para fora

Uma das disciplinas de marketing que mais me identifico é o endomarketing. Endo é assim, de dentro para fora, quando o alvo é o interior.

O principal objetivo do endomarketing é treinar, capacitar e mostrar ao funcionário/ atendente/ chefe qual é o objetivo da empresa. E a partir de então, criar alternativas saudáveis, honestas e educadas (e-du-ca-das) para atingir este objetivo. Para Marines Silva o endomarketing busca promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir o compromisso com objetivos estratégicos, contribuindo assim para a obtenção de melhores resultados.
Esta “ferramenta” proporciona a construção de relacionamentos, compartilhando os objetivos e frisa a idéia de que todos são clientes dentro da empresa.

Todos devem ser orientados “quanto ao tipo de esclarecimento a ser passado ao cliente, seja em relação ao serviço que você está prestando ou ao produto que está vendendo. Você deve capacitar as pessoas individualmente e em grupo, para que possa então ter uma política interna e consolidada de endomarketing”. (Bertone)
Eu acredito no endomarketing. Em todas as organizações, grupos e famílias, endomarketing deveria ser obrigatório. É uma questão de bom senso, organização e respeito. Este conjunto resulta numa melhoria no ambiente de trabalho, na realização das tarefas e no “clima” organizacional.


+sobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário