segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pós-Vendas



É basicamente prestar serviços após a realização da compra. A garantia, o serviço ao consumidor, solucionar dúvidas ou resolver problemas fazem parte do pós-vendas.
Algumas atitudes tomadas pelo vendedor demonstram o interesse na satisfação do cliente. Veja abaixo:
a)                 Você está do lado do cliente: entre em contato com ele (através de uma forma pré-determinada: email, telefone...), pergunte se está tudo certo com o produto/serviço. Caso haja algum problema, faça o possível (e o impossível) para solucioná-lo no menor tempo. Antes de concluir, pergunte se ele se importa que você continue ligando.
b)                 O que uma pós-venda bem feita representa? Confiança. O cliente percebe valor na relação e começa a indicar a empresa e o vendedor para seus amigos, colegas e parceiros. Você indicaria um vendedor que vende e depois desaparece?
c)                  Resolva os problemas. Quando o cliente compra algo e tudo corre bem, ele fica satisfeito. Mas quando um problema é rapidamente solucionado, o cliente não fica só satisfeito: ele passa a ficar encantado, gerando o processo tão esperado pelos vendedores, que é a fidelização de seu cliente. Quando surgir um problema, escute o cliente até o fim, demonstre empatia, entendendo sua preocupação, e valorize seu ponto de vista.
d)                 Use sua agenda. Lembre do aniversário e datas que o cliente considera importante. Mande um e-mail, um SMS, ou ligue. Faça visitas com freqüência regular. Relacionamentos não são feitos em fôrma, são personalizados. 

Um comentário:

  1. O pós-venda é umas das principais atividades das empresas nos diversos ramos do comércio. Caso a empresa forneça um acompanhamento eficaz do produto vendido, o mesmo terá muito mais valor, pois além da realização do cliente, a empresa já sai em vantagem em relação à concorrência numa futura compra.

    ResponderExcluir