segunda-feira, 8 de julho de 2019

Tá rica, já?

Deixei as meninas trabalhando no evento e saí. Uma moça de outra empresa veio até mim e perguntou se eu não ia ficar lá. Eu disse que não. E aí veio a pergunta: “está rica, já?”. Nem preciso dizer que virei os olhos.
Não, eu não estou rica. Falta bastante para eu me considerar rica. Mas eu tenho uma série de motivos para não ter ficado trabalhando ontem. E vou falar uma só: há uns meses, deixei de ser escrava da minha empresa para poder aproveitar o meu tempo.
Se a empresa não andar sem mim, é porque eu estou falhando. Eu montei um time (de freelas, ok) que eu confio, que se organiza de forma bem parecida com a minha, e que gosta do que faz.
Se eu não conseguir desapegar do trabalho para ter um dia ou outro pra esquecer “das obrigações”, haverá o dia da folga-forçada.
Minha origem italiana complica um pouco, porque essa veia gringa é da filosofia que a gente precisa trabalhar-trabalhar-trabalhar horas e dias a fio. No começo me senti culpada, mas hoje vejo “minha folga” como um presente a mim mesma.
Então hoje, depois de descobrir que tem gente achando que eu tô rica, decidi vir aqui dar umas dicas pra você desapegar do trabalho sem culpa.

  • Por mais que você ame o seu trabalho, você ama fazer outras coisas e seu trabalho não tem ciúmes. Pode fazer que ele não vai reclamar.
  • Você também ama pessoas. Dê atenção à elas enquanto elas estiverem aqui. Conte suas conquistas, seus medos, e ouça, de coração aberto, o que elas lhe contarem e as dicas que lhe derem.
  • Só é possível ver a ilha saindo da ilha. Dar um tempo do trabalho faz bem para você e para o trabalho também. Olhando de fora, sem o corre-corre de quem está envolvido no processo, é mais fácil de encontrar problemas e falhas.
  • Nosso cérebro cria ideias unido as informações e experiências que temos. Se fizermos todos os dias as mesmas coisas, sem nos permitirmos conhecer e experimentar situações novas, será difícil encontrar soluções e incrementar serviços.
  • Saia da bolha. Fora do trabalho você vai conhecer mais gente que pode te ajudar a crescer profissionalmente, mas também gente que pode te transformar em alguém melhor.
  • Leia um livro de literatura, assista um romance, pratique exercícios físicos, vá tomar um café na padaria nova. Esqueça as teorias, esqueça os problemas, esqueça até as soluções. Viva o momento de lazer e divirta-se. Com gosto.
  • Nós podemos viver até os 40 ou até os 100. Mas o dia de hoje não vai voltar.

Apenas garanta que você não está vivendo sua vida só para trabalhar e que você pode criar boas memórias.
Passar dias e mais dias só trabalhando não vai te dar mais dinheiro. Vai te dar horas a menos de sono. Relaxe e aproveite o seu tempo de forma genuína.



Nenhum comentário:

Postar um comentário