quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

As pessoas que eu escolho


Eu não sou ninguém pra chegar aqui e dizer o que é certo ou errado. Longe de mim querer cagar tese. Então tô aqui, por livre e espontânea vontade para, despretensiosamente, dar minha opinião a quem chegar aqui e quiser ler essas poucas palavras.

Mais uma vez - eu não sou ninguém pra chegar aqui e… julgar. Mas às vezes a gente precisa. Quando eu tenho que escolher pessoas para trabalhar comigo ou para conviver comigo, eu as julgo. Eu opto por uma em vez de outra. A vida real é assim: a gente tem que se manter no caminho. Mas o lance é eu escolher a pessoa que está mais dentro das características que eu escolhi para estar comigo.

E pra mim funciona assim: antes de eu encontrar bons profissionais, preciso encontrar boas pessoas. Se nossa energia contagia os lugares, prefiro ter energia boa por perto.

Isso tudo, pra mim, tem a ver com gentileza. Eu acho que gente gentil na internet é gentil no trabalho, no mercado, na rua, no parque. Gente gentil dá bom dia pra quem cruza todo dia, respeita o sinal, não fura fila.

Tem a ver com empatia. Empatia é ver com os olhos do outro; sentir a dor do outro, sentar do lado dele e estar presente; é compreender a necessidade e oferecer ajuda com o simples objetivo de amenizar o problema. Quando você o fizer pensando em tirar alguma vantagem, já perdeu o sentido.

Tem a ver com respeito. Para respeitar não precisa concordar, não precisa gostar. Respeitar é entender que as escolhas do outro não são problema nosso. E respeitar também é entender que o nosso espaço/pensamento/vontade não pode invadir/ofender/discriminar a escolha do outro.

Gente gentil é gentil no trabalho. Gente respeitosa no trabalho, respeita o colega na escola, não fala mal do amiguinho, não julga a roupa do outro. Gente empática não se aproveita da boa vontade do outro para crescer no trabalho ou para ganhar seguidores.

Eu não consigo separar profissional de pessoal. Eu não acredito que um bom profissional consiga ser uma má pessoa e vice-versa. Empresas são feitas de pessoas e feitas para pessoas. E nós estamos aqui pelas pessoas. As pessoas à minha volta são todas feitas de sentimento. São corações batendo no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário